INSTITUTO OMOLARA BRASIL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1


Partilhe este Site...



Quem Somos e Como começou

  

O Instituto OMOLARA tem por finalidade a pesquisa e desenvolvimento de consultorias, assessorias, execução, gestão e elaboração de projetos, ações de apoio ao desenvolvimento econômico social educacional sustentado, aos governos, doadores e empresas nos países em desenvolvimento, tendo como foco, sempre iniciativas que garantam a respeitabilidade ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e aos direitos humanos como patrimônio da humanidade.

 

Silvia Regina de Almeida é sócia fundadora e diretora de Desenvolvimento de projetos da Eoss Consulting, uma empresa de Consultoria econômica com sede no Rio de Janeiro-Brasil, Mestre em Desenvolvimento Local, com especialização em Politicas Pública de Desenvolvimento Sustentável pela UNISUAM, possui MBA em Gestão Administrativas de Cooperativas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior, é especialista em Cooperativismo, tendo Presidido a JOIN CONSULT – JOIN de Profissionais em Desenvolvimento de Consultoria Assessoria Gestão e  Execução de Projetos e Empreendimentos Ltda. Silvia Regina Trabalhou para a OCB Organização das Cooperativas Brasileiras, SESCOOP Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, foi diretora de Desenvolvimento Sustentável da  FETRABALHO-RJ Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio de Janeiro, Coordenadora do Conselho Especializado de Cooperativas do Ramo de Trabalho do Rio de Janeiro, Vice Presidente da UNICAFES RJ – União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, tendo mais de 20 anos de experiência em Consultoria, assessoria e auditoria de gestão, formação,  administração, contabilidade e finanças e desenvolvimento de Projetos para Cooperativas Urbanas e Rurais. Silvia também atuou e atua com organizações da sociedade civil, na elaboração, consultoria e assessoria a projetos de desenvolvimento comunitário, tendo como ação atual o apoio ao desenvolvimento de projetos para a Agencia Cidade de Deus de Desenvolvimento local no Rio de Janeiro. 

Patricia Alves é Mestra no Programa de Pós-Graduação em TVDigital - linha de pesquisa: Educação Assistida por TV Digital - da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC/ UNESP - Campus de Bauru. Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena com Habilitação em Magistério de Matérias Pedagógicas no Ensino Médio e Administração Escolar no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL(2003). Experiência profissional no ensino superior em Formação de Professores. Educação a Distância. Gestora de Projetos Culturais com ênfase em Educação, Cultura e Relações Raciais.Coordenadora pedagógica e Gestão de projetos sociais , Oficinas sócio-educativas para protagonismo juvenil, seleção de educadores e professores, coordenação de curso pré-vestibular. 2003 - Parceria IAF - Fundação Interamericana - Projeto Do Risco ao Rabisco Formando o Cidadão do Século XXI - Componente da Equipe Técnica, ministrante da Oficina Temática para crianças e adolescentes e Coordenadora Pedagógica de Oficinas Sócio-Educativas para crianças e adolescentes. 2004 Programa Bolsa Trabalho Prefeitura Município de São Paulo/UNESCO. Componente da Equipe Técnica, ministrante da Oficina Temática para crianças e adolescentes e Coordenadora Pedagógica de Oficinas Sócio-Educativas para crianças e adolescentes. 2005 Projeto Olho Vivo Revelando o Brasil Fundação Arcor/ UNEGRO-SP Coordenadora Pedagógica de Oficinas Sócio-Educativas e do Curso Profissionalizante de Fotografia. 2005 - Projeto Inovador de Curso PIC UNEGRO-SP Ministério da Educação -MEC (Programa Diversidade na Universidade)/UNEGRO-SP. 

       

Sinara Rúbia em seu curriculum apresenta cursos de capacitação de professores em cursos pré vestibular, cursos de extensão em História da África Antiga, pela NEA/UERJ e de Arte Afro-brasileira pela UFRJ, no Centro Cultural José Bonifácio. Sua formação conta ainda com curso de teatro e contação de historias. Participou do Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo - GPTEC/NEPP-DH/UFRJ, Coordenou e Supervisionou os projetos MULHERES DA PAZ, PROTEJO E PEUS – PRONASCI-RJ do Território Providência. É autora do conto “A princesa Alafiá”, premiada e publicada pela Revista EPARREI da Casa da Cultura da Mulher Negra – SP e site www.limacoelho.jor.br/vitrineliteraria. Atua nas áreas de Direitos Humanos: Identidade, Linguagem e Literatura Participou de eventos, palestras e oficinas como: • “A criança é criança” promovido pela Ação Comunitária do Brasil, contando histórias africanas para crianças do Projeto Ação Escola; • Oficinas - PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania Governo do Estado do Rio de Janeiro com TEMAS: Identidade feminina-Diversidade e Gênero (raça e etnia) / Cidadania, Direitos humanos e arranjos / Territórios - Direito à Cidade • Fórum Social Mundial 2008: Tenda das crianças/Oficina de literatura africana e afro-brasileira e performance da história da princesa Alafiá; •Comissão organizadora, apoio técnico e curadoria da primeira e segunda Semana da Consciência Negra de Petrópolis, um evento da Prefeitura e do Grupo Cultural Vozes da África; • Mini-curso: Capacitação de Professores: Cultura afro-brasileira e africana. para aplicação da Lei 10639 em escolas da rede municipal de Petrópolis. Sua monografia de conclusão de curso de graduação é intitulada “A Literatura Infantil na construção das identidades da criança negra” (miog.) 2005/40 pgs. Foi premiada nas Mostras: • De Teatro de Petrópolis 2006 com a performance poética Navio Negreiro. • De Teatro de Petrópolis 2007 com a performance Ton Ogbon.Possui graduação em Letras- Português/Literatura pela Universidade Estácio de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Especialização em andamento em África/Brasil: laços e diferenças.  Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil. As religiões africanas na diáspora. Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. Título: O papel da literatura infantil na construção das identidades da criança negra.